terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Carnaval do Brasil celebra o amor. Eleição americana celebra o horror.

A marcha da humanidade rumo à uma sociedade planetária cada vez mais avançada, mais globalizada e de caráter necessariamente comunista, segue em frente. Porém os fatos e imagens dos acontecimentos desse caminhar, embora cheguem até nós a todo momento, em uma velocidade cada vez mais maior, chegam sempre fragmentados e parciais, unilaterais e geralmente invertidos.

Assim em nossas cabeças vai se formando uma compreensão, uma interpretação, geralmente falsa da vida real. A comunicação instantânea da internet, permite apenas isso: uma comunicação quase que instantânea na divulgação dos acontecimentos entre os seres humanos, quer sejam no terreno da luta pela produção, da luta de classes ou da experimentação científica.

Mas isso não significa que a transmissão em velocidade significa também transmissão de verdade. E em geral se transmite uma aparência falsa da realidade. A transmissão veloz de uma visão falsa dos fatos, longe de ajudar pode até piorar a compreensão dos acontecimentos, levando até mesmo multidões a apoiar causas absolutamente contra seus interesses.

O simples aumento da velocidade da divulgação dos acontecimentos não é e nunca poderá ser a divulgação da sua verdadeira essência, pois todos eles nos chegam sempre fragmentados e necessariamente filtrados, interpretados consciente ou inconscientemente pela teia de interesses de quem os divulga, podendo formar e formando de fato em nossas cabeças uma imagem quase sempre falsa da realidade verdadeira, da essência desses mesmos acontecimentos. Repete sempre o mesmo que ocorre em nossa retina, onde a imagem real aparece sempre invertida, de cabeça para baixo.

Na luta de classes em particular, da qual são ferramentas as grandes redes de "noticias" em todo o mundo, os homens e as classes a que pertencem, dissimulam seus interesses, escondem e invertem a verdade está quase sempre escondida.

Para conhecê-la não basta a velocidade da sua divulgação. Faz-se necessário ser consciente e ter uma visão histórica da marcha da humanidade. Diz o ditado que "para quem sabe ler, um pingo é uma letra" Ou seja é preciso saber ler, ouvir, compreender os acontecimentos. E esse saber não advém apenas de um amontoado caótico de uma quantidade cada vez maior e mais rápida de narrativas interesseiras de acontecimentos ou fatos. É preciso buscar interpretar os acontecimentos, ir da casca ao grão, afastar o falso do verdadeiro, o que é apenas aparencia e chegar à essência, que em geral está invertida nas diferentes formas com que aparece.

Por isso pensei que através desse blog, eu também poderia dar minha contribuição, ainda que modesta e limitada, interagindo com outras diferentes interpretações dos mesmos fatos da realidade de cada momento, de modo que tanto eu pudesse ter a oportunidade de captar um pouco mais de sua essência, bem como contribuir para que outros também possam conhecer outros pontos de vista de analises dos fatos e assim mais pessoas possam compreender melhor o que realmente se passa no mundo atual.

Ainda agora quando o dia de hoje, essa terça-feira de carnaval, quando no Brasil todos cantam e dançam a vida e o amor, assistimos o que se passa na chamada "super-terça" das eleições norte americanas. Ali, através do controle diabólico dos meios de comunicação e formação de idéias, os eleitores manipulados irão escolher quem poderia melhor iludi-los e usa-los como bucha de canhão, na defesa dos grande interesses monopolistas dos criminosos gângsters da grande maquina da matança de seres humanos, que é a maquina estatal imperialista americana.

Republicanos ou democratas? Duas faces da mesma moeda, do mesmo monopólio, do mesmo monstro da morte e do horror contra toda a humanidade. E nós brasileiros dessa grande colonia, que envia a cada dia mais de 500 milhões de reais de juros para alimentar esse monstro imperialista, estamos a debater qual seria o melhor carrasco para nós mesmos.

Bush e seu partido republicano está desgastado. É hora de troca-lo pelos democratas, dizem os senhores da morte, que continuarão a fazer o mesmo, apenas amaciando durante um pequeno tempo, a resistência e a luta dos povos de todo o mundo, enganando por mais uns tempos, esses modernos, esclarecidos e internetizados (idiotizados) escravos atuais.

Mas a vida continua. A luta pela produção, de classes e da pesquisa continua e se globaliza, independentemente de quem temporariamente apropria das riquezas produzidas. Tudo está em mutação, nada está petrificado e eternizado e tudo que é sólido hoje, esfumaçará no ar amanhã. E como diz nosso poeta, "Amanhã (que pode ser de séculos) será outro dia!

Um comentário:

Lian Tai disse...

Oi Euler! Muito bacana a idéia de fazer um blog! É uma boa alternativa para abrir um espaço de debates. Vou passar a acompanhá-lo! Um abraço!